segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Auriculoterapia
Posted by Medicinas Alternativa on 01:13. Auriculoterapia,Tratamentos - No comments
A auriculoterapia consiste num sistema independente da acupunctura e especializado no pavilhão auricular. A aplicação actual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento de doenças através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias.
A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.
Em 1947 foram publicados pelo medico francês Paul Nogier estudos efectuados nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo apresentando até casos particulares de pacientes seus.
Ao estudar os pontos específicos estabeleceu uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento.
Os estudos de Nogier foram publicados em jornais de Xangai levando os chineses a acelerar as investigações sobre esta área, criando vários centros de investigação por toda a China.
Hoje a auriculoterapia é uma medicina bastante desenvolvida contando com enumeras obras escritas sobre o assunto.
O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intra-dérmicas, à utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até à prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo que demonstraram resultados excelentes.
Redigido por Susana Lopes
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Quiropraxia
Posted by Medicinas Alternativa on 03:38. Quiropraxia,Tratamentos - 1 comment
A Quiropraxia é uma técnica ligada à saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disjunções mecânicas no sistema neuro-músculo-esquelético. Esta técnica tem como objectivo acabar com a rigidez na coluna e ‘’libertar’’ os nervos, eliminando o que deu origem a perturbações físicas. Foi fundada por um americano, Dr. Daniel David Palmer(1845-1913), após ter curado um porteiro de surdez, manipulando a sua coluna.
Na primeira consulta, com um terapeuta de quiropraxia, implica não só obter um historial clínico pormenorizado, mas, muitas vezes, fazer radiografias para localizar as zonas problemáticas da coluna. O tratamento então proposto consistirá em três fases:
- Terapia manual (na qual foram desenvolvidas técnicas para uma movimentação indolor) e métodos físicos;
- Exercícios de reabilitação;
- Orientação
Durante o tratamento são dados ao paciente instruções sobre como manter uma postura e actividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.
Vantagens e Desvantagens:
As vantagens existentes são muitas, por isso, é mais fácil evocar as desvantagens:
- Só poderá manusear, um paciente, um terapeuta de quiropraxia que for qualificado porque os ajustamentos na coluna requerem movimentos precisos;
- As pessoas que têm osteoporose, um tumor na coluna, uma inflamação ou uma fractura óssea recente, não poderão usufruir desta técnica;
- Em 2007, foi publicado no jornal ‘’ Journal of the Royal Society of Machine’’, que o manuseamento da espinha dorsal apresentará alguns riscos para a saúde, como diz Edzard Ernst, ‘’ a manipulação da espinha está associada a efeitos adversos leves, frequentes e passageiros, além de complicações sérias que podem levar a danos permanentes e à morte’’.
Redigido por Ana Barros