segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Feirinha 29 de Janeiro de 2011
Posted by Medicinas Alternativa on 01:25. Feirinhas - No comments
No dia 29 de Janeiro de 2011 foi realizada uma feirinha no Largo do Porta Nova com o objectivo de angariar fundos para a realização da nossa palestra de final de ano.
Reunimo-nos pelas 7h30m para começarmos a preparação da feirinha. Cada elemento do grupo ficou responsável por produtos para a venda, tais como roupas, calçado, vasos, toalhas de mesa, meias, hortícolas e fruta. Ao longo da manhã, os clientes começaram por aparecer sendo que o maior pico de venda foi por volta das 10h. No final da manhã, reunimos os restos que sobraram para dar como terminada a feirinha.
Em suma, a realização desta feirinha foi um êxito e descobrimos que todas tínhamos alma de negócio. O saldo foi bastante positivo para uma primeira feirinha. Esperamos que com a ajuda de todos a próxima seja ainda melhor.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Talassoterapia
Posted by Medicinas Alternativa on 01:29. Talassoterapia,Tratamentos - No comments
“O mar cura as doenças dos homens” (Euripides, poeta grego)
Definição
A talassoterapia é um tratamento que utiliza água do mar, o clima marinho e os seus derivados (algas, esponjas, corais, anémonas). Tradicionalmente, esta terapia era efectuada perto da praia. Na versão moderna, este tipo de tratamento faz-se, principalmente, em casas especializadas.
O repouso numa atmosfera marítima deve a sua eficácia também ao efeito fortalecedor dos ventos marinhos que transportam os componentes minerais da água até aos pulmões. Esta terapia chega mesmo a ser muito activa na prisão de ventre, na cárie dentária e nas doenças alérgicas, sobretudo no eczema, na urticária, na sinusite e na asma.
A acção da mudança térmica, a massagem contínua provocada pelo movimento da água e o ar puro e saudável favorecem a absorção dos minerais por cada um dos poros do nosso corpo, alcançando assim efeitos benéficos para a saúde.
Os efeitos da talassoterapia são reforçados pela algoterapia. As algas têm um papel muito importante na talassoterapia como: o favorecimento da redução adiposa e celulítica; a suavização e lubrificação da pele; prevenção de estrias; aclaramento de manchas de várias etiologias; redução de rugas; eficácia no combate aos radicais livres.
Em que situações deverá ser usada?
· Doenças crónicas do sistema respiratório (asma, sinusite, rinite, etc.);
· Constipações;
· Problemas de circulação sanguínea;
· Artrite, osteoporose, reumatismo, gota ou nevralgias;
· Acumulação na pele de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, que provocam o inchaço e a celulite;
· Ansiedade, insónias, depressão;
Vantagens
Estimula:
· A circulação sanguínea;
· O aumento de permeabilidade cutânea;
· O relaxamento da musculatura tensa;
· A activação do metabolismo;
· A diminuição de problemas reumáticos;
· A diminuição de problemas de acne, furúnculos e outras afecções da pele;
Desvantagens
Esta terapia também tem riscos
· Não é aconselhada em mulheres grávidas, ou pessoas com micoses ou cortes no corpo;
· Podem ocorrer problemas circulatórios, hipertensão, problemas cardíacos, problemas de pele, hipertiroidismo e doenças infecto-contagiosas.
Redigido por Ana Patrícia Figueiredo
Osteopatia
Posted by Medicinas Alternativa on 01:22. Osteopatia,Tratamentos - No comments
A Osteopatia é uma actividade de Medicina autónoma e independente devido ao seu contacto directo entre o próprio diagnóstico e os problemas fulcrais da estrutura global do corpo. Esta avalia o grau de dor e incapacidade física provocada pelo contínuo sofrimento de anomalias da estrutura funcional do corpo. A Osteopatia foi fundada há mais de 100 anos por Andrew Taylor Still. Esta tinha como princípio que a melhor forma de lutar contra uma doença era estimular naturalmente o sistema imunitário do corpo. O osteopata apenas normaliza as estruturas e deixa trabalhar a Natureza.
Terapia
O trabalho do osteopata consiste em grande parte em preparar o corpo para se curar a si mesmo.
Este ajuda a reduzir a inflamação dos tecidos através da massagem, aplicando gentilmente uma quantidade precisa de força para promover o movimento dos fluidos corporais, eliminar disfunções dos tecidos e bloqueios articulares. Após uma primeira análise define-se o tipo de tratamento consoante o diagnóstico. Este tratamento pode ir desde o alongamento de músculos e tecidos conjuntivos, até à articulação de movimentos rítmicos ou de impulsos através do uso de técnicas de alta rapidez.
O manualidade do osteopata é muito avançada e especializada, pois é no sentido do toque (palpação) que o osteopata consegue sentir a “anatomia viva” do paciente, fazendo das mãos deste profissional de saúde o principal instrumento de trabalho.
Técnicas utilizadas:
· Técnicas de Estruturais: manipulação da disfunção vertebral com impulso de pequena ou alta velocidade.
· Técnicas de Funcionais: no tratamento de compressão nervosa.
· Técnicas de Rítmicas e miotensivas: bombeios, estiramentos e facilitação neuro-muscular.
· Técnicas de Relaxamento: massagem dos tecidos, espasmos e tensões.
Princípios
A Osteopatia baseia-se em quatro princípios fundamentais:
“A estrutura governa a função”
A estrutura representa as diferentes partes do corpo, como por exemplo os ossos, os músculos, a pele, etc. A função é a actividade de cada uma destas partes, tal como a função respiratória, cardíaca, etc. A patologia não se poderá desenvolver se a estrutura estiver em harmonia, portanto a disfunção da estrutura produz a origem das patologias.
“A unidade do corpo”
O corpo deverá funcionar como uma unidade de sistemas inter-relacionados que trabalham em sincronia para assegurar uma boa saúde.
“A auto-cura”
O corpo tem em si mesmo todos os meios necessários para regenerar-se.
“A lei da artéria”
Quando a circulação sanguínea se efectua naturalmente a doença não se pode instalar, uma vez que o sangue é o meio de transporte de todos os elementos que permitem assegurar uma imunidade natural do corpo.
Redigido por Sara Melo