quarta-feira, 30 de março de 2011

Cromoterapia


A cromoterapia é uma Medicina Alternativa que consiste no uso das vibrações das cores para a cura de determinadas doenças, harmonizando e equilibrando o nosso bem-estar físico, mental e emocional.
A cor é uma sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de determinados comprimentos. Cada comprimento de onda actua sobre o cérebro de maneira diferente, desencadeando processos distintos. De uma maneira geral podemos afirmar que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por sua vez, comprimentos de onda mais longos provocará sensações de maior excitação. As cores frias como o azul e o verde, têm comprimento de onda mais curto, e as cores quentes como o laranja e o vermelho têm comprimento de onda mais longo. Cada cor tem também uma diferente vibração. A cromoterapia trabalha com a aplicação dessas diferentes vibrações, suprimindo a falta ou o excesso dessa energia no nosso organismo.
Os efeitos poderosos das cores são conhecidos e estudados há milhares de anos por civilizações bastante antigas como Egipto, Grécia, índia e China. A Cromoterapia é das principais terapias alternativas reconhecidas pela OMS desde 1976.
Terapia 
  A vibração da cor pode ser absorvida de diversas formas, como através dos alimentos, líquidos, luz solar, luz artificial, roupas, ambientes, cristais e meditação. Uma forma bastante simples de aplicar a cromoterapia é através de água energizada, deita-se água numa garrafa envolvida por papel aderente de uma determinada cor e deixa-se exposta à luz solar durante umas quatro horas, o comprimento da onda vai atravessa a agua e esta vai ficar carregada com o energia da cor. Depois basta ingerir a água para tirar partido do efeito da cor. Há ainda a terapia directa que consiste em aplicar focos de luz colorida sobre o corpo.

Propriedades das cores
A cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar. Cada cor desempenha uma função diferente no nosso organismo.
  • Cor vermelha: vitaliza, estimula e dá energia ao corpo. Melhora a circulação do sangue, ajuda a equilibrar a temperatura do corpo e pode até prevenir a anemia. Transmite confiança, iniciativa e força de vontade. Em excesso pode causar irritação e agressividade.
  • Cor laranja: promove a alegria estimula a sexualidade e a criatividade. Pode ser aplicada na cura de problemas no baço e nos rins e também problemas digestivos.
  • Cor amarela: fortalece as funções mentais como o raciocínio e rege os problemas emocionais. Ajuda a combater a exaustão nervosa e problemas de pele. Favorece o optimismo e o equilíbrio.
  • Cor verde: poder restaurador, purificador e de esperança. Tem um poderoso efeito calmante sobre os nervos e pode ser usado para aliviar dores de cabeça e gripe e também tratar de problemas cardíacos relacionados com problemas emocionais e psicológicos.
  • Cor azul: oposto da cor vermelha. Indicado para ser usado em locais em que os conflitos estão presentes. Traz quietude e paz mental. É na maior parte das vezes usado para problemas de garganta, ouvidos e visão e também para todo o tipo de febres e moléstias, é relaxante e analgésico.
  • Cor violeta: cor da transmutação, da alquimia, inspiração e meditação. Tem propriedades cicatrizantes e purificadoras. É utilizado em tratamentos de perturbações mentais, epilepsia, queda de cabelo e alcoolismo.
  • Cor anil: cor da fé, da devoção e da percepção. Aumenta a defesa imunológica e purifica a corrente sanguínea. 
Redigido por Sara Melo

0 comentários:

Enviar um comentário