sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reflexologia

"A reflexologia é uma terapia que se baseia no princípio da existência de reflexos nos pés e nas mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostaticos (de equilíbrio).” Eunice Ingham (mãe da Reflexologia Moderna).
Definição
A reflexologia é uma arte, um método terapêutico que utiliza técnicas de pressão e ou/ massagem em áreas e pontos reflexos nos pés. Esses pontos nos pés correspondem a várias zonas do corpo e consequentemente permitir o normal funcionamento e saúde geral do corpo. A “mãe” da Reflexologia Moderna, Eunice Ingham, mapeou os pés em relação às zonas e os seus efeitos sobre o restante corpo.
O objectivo da reflexologia é corrigir os três factores negativos implicados no processo de doenças de congestão, inflamação e tensão. Assim, a reflexologia tem por base relaxar tensões, melhorara a circulação sanguínea, oxigenação e o sistema nervoso.
Terapia
     Os tratamentos de reflexologia passam por várias sessões. O terapeuta massaja os pés para poder aplicar pressão nos pontos reflexos que correspondem ao problema de saúde. Normalmente começa-se pelo pé esquerdo, porque julga-se ser o mais positivo.
Durante o tratamento ocorre:
·         Estimulação da circulação;
·         Eliminação das toxinas;
·         Melhoramento da oxigenação dos órgãos;
·         Alivio das dores musculares provocadas pelo excesso de tensão;
·         Redução dos sintomas provocados pelo stress excessivo;
·         Momentos de sossego, de tranquilidade e de muita paz de espírito.

Vantagens e desvantagens
Vantagens:

·         Relaxa o corpo, a mente e o espírito;
·         Normaliza as funções corporais;
·         Melhora a circulação sanguínea;
·         Melhora a comunicação nervosa;
·         Aumenta as capacidades do sistema imunitário;
·         Alivia a dor.
Desvantagens:
      Poucas são as desvantagens, visto que não tem efeitos secundários mas é necessário prestar especial atenção  em pessoas que sofrem de alguns dos seguintes doenças :feridas, trombose, úlceras ou outro tipo de problemas vascular nas pernas.

Redigido por Natasha Moreira



0 comentários:

Enviar um comentário