sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Resultados dos Inquéritos

Nos inquéritos realizados no âmbito da área curricular não disciplinar de área de projecto, constatamos que a 42 dos 84 inquiridos não sabem o que são as medicinas alternativas, 3 não respondem o que significa que mais metade da nossa amostra está mal informada sobre o assunto, medicinas alternativas.
          Apesar de uma grande percentagem não saber o significado de medicina alternativa dos que responderam positivamente foram dadas as seguintes respostas:
· 14 das 84 pessoas inquiridas diz que a medicina alternativa se trata de um medicina que cura os seus pacientes por meio de tratamentos naturais.
· 10 responderam que corresponde a um tratamento sem recurso a medicamento.
· 9 responderam que a medicina alternativa é uma alternativa à medicina convencional.

· 3 inquiridos responderam que são utilizados novos tratamentos neste tipo de medicina.
· 3 inquiridos disseram que a medicina alternativa utiliza práticas antigas.

Na pergunta “ Conhece algum tratamento de medicinas Alternativas?” apenas 26 inquiridos responderam que sim, sendo o tratamento mais frequentemente indicado a acupuntura, seguida das plantas medicinais, os restantes responderam negativamente ou simplesmente não responderam.

Na pergunta “Já se dirigiu a alguns desses centros de Medicina Alternativa?” apenas 3 inquiridos responderam positivamente, por motivos de doença ou bem-estar, e os restantes responderam que não. Destes resultados podemos concluir que, os centros de tratamento onde são utilizados vários tipos de Medicina Alternativa se encontram mal divulgados na nossa sociedade.





Na pergunta “Se tivesses algum problema de saúde, por qual optavas?” 18 inquiridos responderam que optariam por medicina convencional, 3 por medicina alternativa, 33 por ambas e 29 não responderam. Estes dados permitem-nos concluir que, apesar de o conhecimento sobre este tipo de medicina não estar muito divulgado, muitas pessoas acreditam na veracidade desta medicina em conjunto com a medicina convencional.
      Em conclusão a este inquérito todos os elementos do grupo concordaram que parte dos inquiridos acaba por falsear em parte as suas respostas pois a partir do momento em que nos dizem que não sabem o que são as medicinas alternativas acabam por as suas repostas seguintes, na grande maioria dos inquéritos, não grande credibilidade. Em suma grande parte da comunidade escolar não tem grande conhecimento sobre este tema. 

0 comentários:

Enviar um comentário